19 August 2011

Guarda Roupas - Como se livrar do mofo e umidade / Como resolver umidade atras de armários / Como eliminar mofo

Como se livrar do mofo em armários em 7 passos
Durante a reforma da minha casa eu me deparei com um problema comum: um cheiro de mofo horrível que tomou conta dos armarios de um dos quartos.
Qualquer peça de roupa que saísse daquele armário vinha impregnada com aquele cheiro nada agradável.

De tudo foi tentado: limpeza, produtos desumidificadores (sabe aqueles potinhos plásticos tipo Seca Bem?), spray Tira Mofo, potes com vinagre, giz escolar, etc.... Nada funcionou.

No meio da reforma, decidi tirar os armários de lugar - e descobri uma infiltração na parede - era um vazamento minúsculo que ao longo dos anos molhou a parede e o armário, criando uma ilha de mofo e fungos bem atras do guarda-roupa.

Não é uma cena agradável de se ver. Depois de sanado o problema ( a valvula hydra do banheiro do meu quarto teve que ser trocada) eu comecei a pesquisar bastante sobre o problema. Consultei vários profissionais e recebi diversas sugestões do que fazer. Algumas eu achei legais e outra nem tanto. Então, baseada nas que eu achei que seriam mais efetivas, eu criei um passo a passo do que fazer neste caso:

Passo 1 - Identifique e resolva a causa do seu problema

No meu caso, foi só quando eu tirei o móvel de lugar que eu descobri que eu tinha um vazamento - na parede do banheiro do outro lado do movel, não havia sinal algum de umidade ou indício de vazamento na parede do banheiro.

A ação corretiva nesse caso foi o reparo do vazamento (feito por um encanador profissional), depois onde tinham manchas e marcas de mofo na parede, o acabamento de massa corrida foi descascada e a massa refeita.

Passo 2 - Protegendo de futuras infiltrações e umidade

O próximo passo então foi o de fazer a parede ficar protegida de futuras umidades.

Lixamos bem a parede, limpamos com Lisoform Bruto (tambem poderia ter sido limpa com cloro) e deixamos secar bem

Depois passamos 3 mãos de Vedapren Branco Parede com o objetivo de vedar a superfície da parede - o acabamento deste produto é fosco, similar a uma tinta - e depois se quiser, pode pintar por cima. No meu caso eu não pintei, pois iria instalar outro guarda-roupa no local

Mais uma vez deixamos secar bem


Passo 3 - Crie uma barreira entre a parede e o Guarda-Roupa

Fui na rua do Gasômetro em SP perguntar a marceneiros e instaladores experientes quais as dicas para evitar o problema. Todos foram unânimes em dizer: forre a parede com cortiça ou isopor - assim qualquer umidade (proveniente de vazamento ou não - pode ser só umidade condensada entre o armário e a parede - ou paredes que tendem a ser umidas naturalmente.

Como fazer: placas de isopor ou cortiça são coladas na parede antes da instalação dos armários - isso criaria uma barreira entre qualquer umidade e a madeira

Respiros no corpo dos armarios tambem sao indicados, pois garante o fluxo de ar e ventilacao adequadas


Passo 4 - Onde comprar

Cortiça - lojas de marcenaria vendem placas - preços variados, mas de acordo com a minha pesquisa, mais caro que o isopor

Isopor - placas de 1m x 50cm - acredite ou não, mas existe uma loja em SP chamada Só Isopor - é uma travessa da 25 de Março - tem um site super bom e tem preços no site tambem - http://www.soisopor.com.br/

Ambos podem ser colados na parede com cola de contato ou ate mesmo com fita dupla face.

Os home-centers e lojas de material de construcao tambem sempre tem boas ofertas de produtos com essa finalidade - nao deixe de pesquisar.

Passo 5 - Tratando o armário já infestado de mofo

Essa é a mais difícil - tratar o armário existente ou comprar um novo armário?

Se o mofo se alojou no seu armário não há muito o que fazer, mas antes de se desfazer do móvel, vale muito a pena tentar as soluções descritas abaixo:

Você pode cortar o fundo do armário afetado e colocar um novo (fundo é geralmente barato e pode ser feito por qualquer pessoa) - se você conseguir ver mofo nas portas e no corpo você ainda pode tentar limpar e arejar - limpa com cloro ou Lisoform Bruto e depois deixa secar bem num dia bem quente. Outra solucao limpadora e uma mistura de agua com alcool em proporcoes iguais.

Na limpeza, o que vale e tentar varias coisas ate achar aquela que melhore ou resolva o seu problema.

Depois da limpeza, vale colocar os potinhos desumidificadores, vale gesso em potinhos, giz escolar, saquinhos de arroz, tudo que "chupe" a umidade natural do armário

E se o cheiro persistir??? Uma dica que eu vi foi de colocar potinhos com vinagre dentro dos armários para absorver o cheiro - povilhar bicarbonato tambem é legal - e depois limpar antes de voltar as roupas.

Se nada disso der certo, você provavelmente terá que fazer como eu: arcar com o custo de peças novas


Passo 6 - Como tirar cheiro de mofo das roupas e sapatos

Durante o processo de limpeza dos armários, tire todas as peças de roupa e exponha ao sol - eu recomendo um dia bem quente e seco

Se o cheiro persistir, lave todas as roupas normalmente e adicione Lisoform Bruto na lavagem - na embalagem você pode encontrar a proporção correta - fique tranquila que é bem pouquinho

Eu usei vinagre na lavagem das minhas roupas e tirou todo o cheiro - é mais gentil do que lisoform e não deixa cheiro de vinagre não

Pecas mais delicadas ou couro - leve na lavanderia para uma limpeza profissional e segura

Sapatos

Tire todos do armario, escove os de camurca ou nobuck, limpe com uma solucao de lisoforme ou vinagre (as mesmas sugeridas acima, so que um pano macio, embebido na solucao e torcido quase seco), sempre coloque ao sol entre etapas para secar e higienizar, seque em seguida com uma flanela seca e se possivel e adequado para o seu calcado, engraxe e de brilho nos sapatos - a graxa de sapato forma uma barreira natural contra mofo - tenta e depois me conta.... deu super certo comigo.

E dentro do sapato? Experimente embeber um pano macio em enxaguatorio bucal, torca bem, mas muito bem mesmo - e limpe os sapatos por dentro - existe varios bactericidas no enxaguatorio que matam todas as bacterias que produzem mau cheiro nos sapatos.
Se voce nao curtir a ideia do enxaguatorio bucal, use alcool.

Passo 7 - Como evitar cheiro de mofo no inverno e época de chuva

Se o seu caso é mais ameno - e só se manifesta no inverno ou épocas de chuva, você pode tentar o seguinte:

- Evite guardar roupas recém passadas à ferro - espere elas secarem bem e esfriarem
- Evite guardar roupas em sacos plasticos - evite todo tipo de plástico dentro do armário
- Faça um rodízio frequente das peças - tire para arejar, mude de lugar, lave peças que não são usadas há tempos
- Quando possível, areje bem o armário e ponha as roupas no sol
- Crie uma rotina de limpeza dos armários - limpe com água e vinagre branco ou com Lisoform ou com agua e alcool em proporcoes iguais (vai depender do acabamento do seu guarda roupa)- o importante é de tempos em tempos fazer uma boa limpeza
- Existem no mercado desumidificadores elétricos que podem ser instalados dentro do guarda roupa ou na parte inferior das paredes do closet ou do quarto - funcionam esquentando e secando o ar que passa por eles - nunca testei e não sei se é efetivo ou não. Vende em Home Centers e lojas de artigos domésticos ou elétricos.
- Na minha experiencia aqui em casa, passar lustra moveis depois de uma boa limpeza e deixar secar bem antes de devolver roupas e objetos a seus lugares tambem ajuda, mas voce tem que fazer testes, pois o acabamento do guarda roupa e que dita o que pode e nao pode ser usado.

Nao se esqueca de depois de todo esse trabalho, colocar saches perfumados por todo o armario, pois um cheirinho bom sempre faz bem e e um carinho para nos mesmas.

Em resumo, arejar bem os armários, limpezas frequentes e colocar as roupas no sol de tempos em tempos são as melhores armas na luta contra o mofo.



Bem, essa é a minha experiência - se você tem outras dicas, divida conosco!

1 comment:

  1. Eu ja tinha publicado um post sobre este mesmo assunto - este esta revisado e ampliado - risos - como um livro......
    Bom final de semana a todos,
    Jane

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...