09 October 2011

Mini Projeto - Mosaico facil - Passo a Passo


Final de semana sempre inspira a gente a tentar coisas novas - esse final de semana eu me aventurei pelo mundo do mosaico - mais por oportunidade - eu tinha varios pedacos de porcelanato branco polido dando sopa aqui em casa e um vaso de ceramica idem - dai, dia desses, em uma volta pelas casas de material de construcao, encontrei uma cola especial para azulejo por miseros R$4,00 e o resto voce ve nesse passo a passo preparado e fotografado com carinho.


Primeiro passo e preparar tudo o que voce vai precisar para esse mini projeto:

- Vaso de ceramica (eu usei um vaso de parede )
- Cola para azulejos
- Pedaco de porcelanato/porcelana/pastilha
- Martelo
- Pincel
- Rejunte da cor do porcelanato ou cor preferida

 Primeiro - sele o seu vaso com uma camada de cola dissolvida em agua e deixe secar por uns 30 minutos
 Pincele sobre o vaso, mas so nas partes onde voce vai de fato montar o mosaico (dica: a cola seca branca, como se fosse tinta - entao pense nisso se nao quiser partes brancas aparecendo) por exemplo aqui, eu deixei a barra de cima na cor natural e so preparei o corpo do vaso.
 Quebre o seu material em pequenos pedacos - quanto mais pequenos os pedacos, mais bonito o trabalho no final.
 Antes de comecar, tente planejar e organizar as pecas como num quebra cabeca - para ver qula peca se encaixa melhor onde e a melhor composicao final - so depois comece a colar, peca por peca
 Va passando cola no verso da peca e um pouco no corpo do vaso - e va colando e pressionando - cuidado com a borda de baixo - voce quer que o vaso possa "sentar" em pe, sem pedaco de mosaico passando da borda - entao nao va ate o final - deixe uns 2-3 milimetros livres
 Depois de todas as pecas coladas, deixe secar por 12 horas. Dai e so rejuntar. Prepare a mistura de rejunte conforme instrucoes da embalagem e aplique por cima das pecas, pressionando para que entre e preencha todas as juntas
 Quando o rejunte tiver coberto toda a peca, deixe descandar por mais 3 horas para secar um pouco, antes de voce comecar a limpar a peca (para limpar use uma esponja umida ou pano)
 E aqui a peca pronta, seca e limpa - ja pronta para o uso
E aqui o meu vaso ja no seu endereco final, so esperando a plantinha que vai morar nele.... ficou tao legal que ate agora nao me decidi por planta nenhuma ainda... fico so namorando o meu vaso charmoso.

O trabalho todo nao me tomou mais do que 3 horas no total (sem contar as pausas para secagem da peca). O custo foi super baixo: R$4.00 da cola e o vaso tinha custado R$5.00, o porcelanato eu ja tinha (uma peca quebrada - sobra da obra) e o rejunte tambem. E foi bem teraupetico - eu recomendo!!

Boa semana para todos!!

3 comments:

  1. Ah que lindo!
    Eu como amo ervas, já imaginei um lindo pé de manjericão nele... :-)
    bjo.
    RôGratão

    ReplyDelete
  2. Ai que charme! Qdo escolher a plantinha mostra pra gente? Bjinhoss e bom finde.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...